sexta-feira, 18 de março de 2011

Biologia da Conservação & Desenvolvimento Sustentável - Seminários da Escas - BAHIA nesta semana 14 a 18 de março 2011


Uma semana se boas surpresas no Mestrado da Escas Bahia. Professores de grande conhecimento em suas áreas de atuação levaram à turma sua contribuição.

Iniciou com o Professor Cláudio Pádua com a disciplina Biologia da Conservação, que de forma envolvente levou os mestrandos a refletirem sobre o meio ambiente sob a ótica de agente transformador e atuante pela conservação da biodiversidade e finalizou com o Professor José Eli da Veiga, economista da USP que nos forneceu as informações necessárias ao entendimento da economia ecológica, sua aula sobre o desenvolvimento sustentável, levou os mestrandos a fazerem uma reflexão sobre o conceito de desenvolvimento X crescimento.

Quem trabalha com o meio ambiente sabe que falar em Desenvolvimento Sustentável não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente para os economistas. Muitos confundem desenvolvimento com crescimento, o que leva todos a uma grande confusão.

Dentre os professores do mais alto nível, o Professor José Eli da Veiga, é economista e titular da Faculdade de Economia da FEA-USP. Pesquisador da economia ecológica, o professor muito comunicativo, fala do tema de uma forma que convida a refletir sobre o nosso papel na sociedade enquanto mestrandos profissionais em conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.

A 2ª turma Escas-Bahia agradece a ambos pela oportunidade e generosidade com que passaram seus conhecimentos. 

quarta-feira, 9 de março de 2011

2011 é o Ano Internacional das Florestas

Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo. 
Para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a ONU – Organização das Nações Unidas declarou que 2011 será, oficialmente, oAno Internacional das Florestas

{txtalt}
 A ideia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a   conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles: 

– a perda da biodiversidade; 
– o agravamento das mudanças climáticas; 
– o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais; 
– o estímulo a assentamentos clandestinos e 
– a ameaça à própria vida humana. 


Para saber a respeito dos eventos que serão realizados durante 2011, em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, acesse o site oficial da iniciativa. No portal, ainda é possível divulgar as ações que você pretende promover nos próximos 12 meses em homenagem à causa.