O que vem a ser o princípio da complementaridade?
As ciências contemporâneas ratifica este princípio como aquele que conduz para reorientar o modo de viver nas cidades que concentram a maior parte da população mundial, a conciliação entre as dinâmicas da natureza e as conquistas da civilização assume um caráter urgente.
A conservação ambiental é um dos pilares estratégicos no processo de planejamento que a cidade de Curitiba vem conduzindo há mais de 40 anos. A evolução constante desse processo chega agora a um novo patamar com a realização do Programa Biocidade – Biodiversidade Urbana.
Com esse Programa, ampliam-se os conceitos de gestão ambiental. Iniciativas como a revitalização dos rios, a adoção de alternativas sustentáveis de mobilidade urbana e o incentivo à preservação de áreas naturais particulares têm demonstrado a transversalidade desta questão ambiental.
A cidade de Curitiba considera a conservação da biodiversiadde urbana sob uma perspectiva de transversalidade e renova desta forma a certeza de que a sustentabilidade ambiental do planeta passa indicustivelmente pela sustentabilidade das cidades.
A vida urbana está, sem dúvida alguma ligada ao fato de que a riqueza da vida no planeta, um produto de milhões de anos de história evolutiva do vasto universo está definida no conceito de biodiversidade (genes, espécies e ecossistemas) que se manifesta em sus diversidade.
O Programa Biocidade, lançado pela Prefeitura Municipal de Curitiba em 2007, refina conceitos de gestão ambiental, contém projetos que abordam um grande conjunto de questões urbanas e apresenta um importante cardápio de soluções inovadoras.
Vale conferir http://www.biocidade.curitiba.pr.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário